segunda-feira, 4 de abril de 2011

Que filhos temos hoje?

Ínicio hoje este blogue... como desabafo.
Sou mãe de duas filhas lindas. Uma de 5 anos e outra de quase 3 meses.
Adoro as minhas filhas... mas temo pelo seu futuro. Que pessoas são hoje, que pessoas se tornarão amanhã?
Tenho tido alguns problemas com a minha filha mais velha... desde sempre foi muito irreverente, de ideias fixas... por vezes até demasiado autoritária. ao longo do tempo tenho vindo a tentar contrariar esta sua tendência para ser uma "pequena ditadora", sendo que o balanço geral tem sido positivo.
Agora com a chegada da "maninha" tão desejada por ela e por todos nós, a situação tem-se complicado ...
ela passa o tempo a desafiar a nossa autoridade... testando todos os limites. estica a corda até que esta parta e depois aprecia gloriosa as consequências dos seus actos.
Depois, aceita os castigos, cumpre-os integralmente, sem reclamar, demosntra alguma tristeza em "portar-se mal", mas no momento seguinte volta a fazer tudo igual, mostrando um ar de ironia no rosto, como quem espera pelo castigo seguinte. Por vezes parece que leio na sua cara: e agora, o que vais fazer a seguir?.
Sei que todas as crianças testam os limites e que nós adultos temos que lhes mostrar que eles existem. Mas está a ser muito difícil... Por vezes age parecendo que está com o intuito de me magoar, outras vezes abraça-me dizendo que me adora... Temo por ela, pois apesar ter apenas 5 anos, por vezes acho que estou com uma adolescente pela frente... muitas vezes pergunto-me: Como será daqui a alguns anos?

Sem comentários:

Enviar um comentário